FANDOM

144Articuno.png
Articuno
Geral
Tipo Gelo/Voador
Espécie Pokémon Congelamento
Detalhes
Gênero Sem gênero
Nº na Pokédex #144
Linha Evolutiva
Articuno (em Japonês: フリーザー Freezer) é um Pokémon Lendário do tipo Gelo e Voador que junto de Moltres e Zapdos fazem o Trio das Aves Lendárias.

BiologiaEditar

FisiologiaEditar

Articuno toma a forma de um grande pássaro de plumagem predominantemente azul. Sua coloração é um ciano em sua cauda serpentina com uma crista na cabeça. Sua crista na cabeça é simples, consistindo de três em forma de losango de penas em sua testa. Seu corpo é um azul céu, crescendo mais leve no peito da barriga. Sua característica mais marcante são as suas grandes asas, que parecem que são feitas de gelo.

Quando Articuno bate suas asas, ele pode esfriar a unidade do ar em torno dele, fazendo com que caia neve.

ComportamentoEditar

Articuno é um dos pássaros lendários de Kanto. Articuno é mais passivo do que suas contrapartes são devido ao seu isolamento nas montanhas mais altas, Articuno não gosta de lutar. Ele é descrito como sendo espetacular em vôo com sua cauda longa atras dele, e suas asas brilhantes como gelo. Dizem que ele pode fazer nevar quanto voa, e tem a capacidade potencial de criar nevascas.

PokédexEditar

Pode criar nevascas congelando a umidade do ar. Dizem que suas asas são feitas de gelo. Com uma cauda longa e brilhante, sua forma de voar é magnífica. Ele aparece para pessoas perdidas em montanhas congeladas.

EvoluçãoEditar

Este pokémon não possui evolução.

144.png
Forma Básica
Articuno
 Gelo  Voador 

No AnimeEditar

Noland Articuno.png

Articuno no Anime.

Filme 2Editar

Articuno apareceu pela primeira vez no filme Pokémon 2000: O Poder de Um aonde Lawrence III tenta capturar Articuno e as outras duas aves lendárias.

Articuno de NolandEditar

Noland usa seu Articuno em Articuno, o Número Um e em O Símbolo da Vida] na batalha contra o Charizard de Ash.

No MangáEditar

Articuno apareceu selando-se em um bloco de gelo quando detecta a presença de um inimigo. E Ele odeia lutar. No entanto, no Volume 3 de Pokémon Adventures, a Equipe Rocket conseguiu temporariamente se apossar dee, junto com Moltres e Zapdos. Foi usado por Koga que tentou matar Red e Green, e então, conseguiu congelá-los, mas que acabou sendo desnecessário, pois o Charizard de Green estava do lado de fora do prédio em que estavam, logo, o gelo derreteu. Depois de sua derrota, ele desaparece por causa do Alakazam de Sabrina e foi fundido com Zapdos e Moltres, formando o Qui-Fi-Zer, uma combinação que se mostrou quase imparável até Saur, o Ivysaur de Red o jogar para fora da parede, e foi derrotado por Blasty, O Blastoise de Blue, O Charizard de Green e Saur. Ele finalmente recupera a sua liberdade após a derrota e divide de seus companheiros pássaros.

Muito mais tarde, na saga Gold/Silver, ele reaparece sob posse de Blue com os seus companheiros do trio, Red pega Articuno emprestado de Blue, e Green pega Zapdos, para derrotar Will e Karen, que estavam dominado os três com Ho-Oh e Lugia. E depois disso tudo, ele não apareceu mais.

CuriosidadesEditar

GeralEditar

  • Em Red, Blue e Yellow, assim como FireRed e LeafGreen, há binóculos no portão que separa Fuchsia City da Rota 15, através do qual Articuno pode ser visto voando em direção ao mar. Em um lapso de continuidade, ou, possivelmente, devido à fiscalização pelos designers, ainda é visível nos binóculos, se for capturado ou derrotado nas Ilhas Seafoam.
  • Em Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time e Explorers of Darkness, é o único em seu trio que não pode ser encontrado a menos que o jogador tenha uma senha.
  • Articuno foi o último Pokémon da primeira geração a ser introduzido no anime, e é o único que não aparece na 1ª temporada. (Mew é o último, se as suas aparições em filmes não são contadas).

NomeEditar

  • Articuno é uma óbvia combinação de Artic (Ártico) e Uno (Um)
  • Freezer é Freezer, literalmente.

SpritesEditar

[[Arquivo:{{{sprite1gen}}}|56px]]
Primeira Geração
[[Arquivo:{{{sprite2gen}}}|56px]]
Segunda Geração
[[Arquivo:{{{sprite3gen}}}|56px]]
Terceira Geração
[[Arquivo:{{{sprite4gen}}}|56px]]
Quarta Geração
[[Arquivo:{{{sprite5gen}}}|56px]]
Quinta Geração
[[Arquivo:{{{sprite6gen}}}|56px]]
Sexta Geração
Shiny
[[Arquivo:{{{spriteshiny1gen}}}|56px]]
Primeira Geração
[[Arquivo:{{{spriteshiny2gen}}}|56px]]
Segunda Geração
[[Arquivo:{{{spriteshiny3gen}}}|56px]]
Terceira Geração
[[Arquivo:{{{spriteshiny4gen}}}|56px]]
Quarta Geração
[[Arquivo:{{{spriteshiny5gen}}}|56px]]
Quinta Geração
[[Arquivo:{{{spriteshiny6gen}}}|56px]]
Sexta Geração
Kanto
144.png 145.png 146.png 151.png 150.png
Articuno Zapdos Moltres Mew Mewtwo
Johto
243.png 244.png 245.png 249.png 250.png
251.png
Raikou Entei Suicune Lugia Ho-Oh Celebi
Hoenn
377.png 378.png 379.png 380.png 381.png 386.png
Regirock Regice Registeel Latias Latios Deoxys
382.png 383.png 384.png 385.png
Kyogre Groudon Rayquaza Jirachi
Sinnoh
480.png 481.png 482.png 489.png 490.png 492.png
Uxie Mesprit Azelf Phione Manaphy Shaymin
485.png 486.png 483.png 484.png 487.png 493.png
Heatran Regigigas Dialga Palkia Giratina Arceus
491.png 488.png
Darkrai Cresselia
Unova
494.png 638.png 639.png 640.png 641.png 642.png
Victini Cobalion Terrakion Virizion Tornadus Thundurus
643.png 644.png 645.png 646.png 647.png 648.png
Reshiram Zekrom Landorus Kyurem Keldeo Meloetta
649.png
Genesect
Kalos
716.png 717.png 718.png 719.png M150y.png M150x.png
Xerneas Yveltal Zygarde Diancie Mega Mewtwo Y Mega Mewtwo X

Também no FANDOM

Wiki aleatória